a Pesquisa como eixo de formação docente
O texto como eixo de pesquisa de formação docente, ressalta questões que faz agente refletir sobre a concepção de professores-pesquisadores. As autoras inclui ao texto sobre o professor da escola básica que deveriam ter participação na construção das mudanças que almejamos ver implantado no interior da escola. O fato destes professores se sentirem negados pode ser o motivo da resistência, ou conformismo diante das novas propostas que lhe são oferecidas.
È importante que o professor também da escola básica tenha uma formação contínua, inserindo a pesquisa em sua trajetória profissional para que os alunos possam sempre mais e mais obter e construir conhecimentos. Incentivar os alunos a desenvolver leitura e assim interagir, intervir diante de questões tão necessárias para ocorrer a reflexão, conscientização e mudança.
ESTEBAN e ZACCUR recomendam é o diálogo entre teoria e prática, diálogo este que sustenta o pesquisador acadêmico e o professor-pesquisador, com significativos avanços para todos os atores envolvidos. Desta maneira o professor não se sentirá mais um mero executador do pensado por outrem e os pesquisadores se achegam melhor do elemento investigado.
quinta-feira, 11 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Só isso? Aguardo mais reflexões sobre o texto.
ResponderExcluirCheiro,
Socorro Cabral