terça-feira, 1 de junho de 2010

Um pouco sobre: O antes, meio e o final de estágio



Para irmos para o estágio foi necessário nos estagiários fazermos uma pesquisa, para termos o diagnóstico dos alunos que iríamos lecionar. Foi muito bem preparado, eu e Thiara (minha dupla) fizemos a entrevista para assim termos um diagnóstico sobre a realidade dos alunos.
Logo após chegou o momento de construirmos um projeto, sobre o que sabemos, o que queremos e como fazermos. Foi um projeto com o intuíto do desenvolvimento da leitura e da escrita, por título Ler e Escrever: Quero cantar e aprender, um projeto de músicas de vários gêneros como, MPB, AXÉ, SERTANEJO, FORRÓ, com letras reflexivas. Cada música tinha intervenção, a fim de despertar no aluno um senso critico e desenvolver a aprendizagem.
O estágio apesar de cansativo, foi prazeroso e bastante importante e essencial para nossa caminhada. Chegando aos últimos dias cada dupla de estagiários ficaram responsáveis com as apresentações da sua turma. Eu e Thiara, ficarmos com o gênero MPB, e por escolha dos alunos, trabalhamos com a música Pais Tropical de Jorge Bem Jor.



Desenvolvemos com os alunos uma aula sobre a temática da música, onde os alunos pintavam, representando a melodia, ou seja, o que compreenderam na música. Também foi apresentado no auditório a compreensão do gênero MPB e coreografia da música.
Momento único, marcante, bastante agradável e cheio de aprendizagem.

2 comentários:

  1. Oi garota,

    Tenho certeza de que o estágio é um momento fundamental na formação docente. Adentrar na realidade de uma escola pública com intencionalidade é fundamental na formação de qualquer educador. Articular os dilemas com a fundamentação teórica do curso é um outro desafio para nós formadores.

    ResponderExcluir
  2. Olá, achei seu cantinho e vim deixar um recado.também dei aulas durante um tempo,
    mas acabei abandonando a docencia por falta de aulas. é uma vida à parte, mas inserida no íntimo das pessoas.

    Prof Ana
    Dieta alimentar para diabeticos

    ResponderExcluir